quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Jogo simbólico

Olá a todos...
Desde que os nossos carochinhas regressaram de férias denotá-mos um interesse acrescido no jogo simbólico e na imitação da realidade. Posto isto, introduzimos um novo brinquedo na nossa sala...uma COZINHA.
Os Carochinhas têem-se divertido imenso a explorá-la, assim como aos materiais inerentes a esta. 

De uma forma muito reduzida :
"O jogo simbólico , também conhecido como brincadeira do faz-de-conta, é a atividade lúdica  em que a criança explora a imaginação e os recursos disponíveis para criar e recriar a realidade, ao mesmo tempo em que criam e  recriam sua identidade.

Dar à criança tempo para brincar e recursos  que ampliem sua imaginação, como brinquedos, fantasias, fantoches, livros e blocos de montar, é muito importante, principalmente na educação infantil.


Através da brincadeira de faz-de-conta a criança pode  representar diferentes de papéis sociais,  expressar suas necessidades, medos, desejos e sonhos. É a oportunidade para desenvolverem a identidade, o auto-conhecimento, a imaginação, a  socialização e a psicomotricidade."
(http://www.educasempre.com/2011/06/importancia-do-jogo-simbolico-na.html)
Como podem constatar do excerto acima, são inúmeras e quase infindáveis as competências que o jogo simbólico permite à criança desenvolver. Estas competências podem ser adquiridas da brincadeira espontânea da criança, onde a mesma explora e aprende (aprendizagem ativa) ou com a ajuda da intervenção moderada dos adultos de sala, através da interação com as crianças. 
Ainda que o trabalho seja ilimitado, no presente temos utilizado este cantinho da cozinha e as brimcadeiras que nele se desenvolvem para trabalhar mais afincadamente as regras de grupo e a partilha... é importante que os nossos carochinhas saibam brincar em grupo utilizando a partilha como força motriz. 
Para além destas competências,  podemos ainda referir as regras de sala (no que diz respeito à arrumação dos brinquedos) assim como as competências matemáticas (uma vez que é necessário categorizar e separar os brinquedos que constituem esta áreas para serem arrumados nos respetivos lugares).

Estamos muito orgulhosas dos progressos feitos em apenas uma semana, já é possivel observar nos nossos meninos atitudes de partilha e brincadeira conjunta... aos poucos estamos a atingir o nosso objetivo, aos poucos aceitamos que os brinquedos não são todos para nós, aos poucos aprendemos as regras da sociedade!
Beijinhos dos Carochinhas

 

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