quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Momentos dos nossos dias: O jogo simbólico

Olá a todos.
As brincadeiras que envolvem jogo simbólico estão cada vez mais presentes na nossa sala. A imitação de atos familiares do quotidiano dos nossos carochinhas revela-se nas suas brincadeiras e interação entre pares, sendo que é infindável a quantidade de competências do desenvolvimento a vários níveis que estão a ser trabalhadas nestas brincadeiras. 


Segundo vários autores in http://mundinhodacrianca.blogspot.pt/2009/10/crianca-e-o-jogo-simbolico.html

"O jogo simbólico é a representação corporal do imaginário, e apesar de nele predominar a fantasia, a atividade psico-motora exercida acaba por prender a criança à realidade. Na sua imaginação ela pode modificar sua vontade, usando o "faz de conta", mas quando expressa corporalmente as atividades, ela precisa respeitar a realidade concreta e as relações do mundo real. Por essa via, quando a criança estiver mais velha, é possível estimular a diminuição da atividade centrada em si própria, para que ela vá adquirindo uma socialização crescente. As características dos jogos simbólicos são:

  • liberdade de regras (menos as criadas pela criança);

  • desenvolvimento da imaginação e da fantasia;

  • ausência de objetivo explícito ou consciente para a criança;

  • lógica própria com a realidade;

  • assimilação da realidade ao "eu".

No jogo simbólico a criança sofre modificações, a medida que vai progredindo em seu desenvolvimento rumo à intuição e à operação. E finalmente, numa tendência imitativa, a criança busca coerência com a realidade.

Na pré-escola, o raciocínio lógico ainda não é suficiente para que ela dê explicações coerentes a respeito de certas coisas. O poder de fantasiar ainda prepondera sobre o poder de explicar. Então, pelo jogo simbólico, a criança exercita não só sua capacidade de pensar ou seja, representar simbolicamente suas ações, mas também, suas habilidades motoras, já que salta, corre, gira, transporta, rola, empurra, etc. Assim é que se transforma em pai/mãe para seus bonecos ou diz que uma cadeira é um trem. Didaticamente devemos explorar com muita ênfase as imitações sem modelo, as dramatizações, os desenhos e pinturas, o faz de conta, a linguagem, e muito mais, permitir que realizem os jogos simbólicos, sozinhas e com outras crianças, tão importantes para seu desenvolvimento cognitivo e para o equilíbrio emocional."

Ser criança é brincar e é no brincar que se aprende.



" Brinca enquanto souberes!
Tudo o que é bom e belo
Se desprende....
A vida compra e vende
A perdição
Aliado e feliz
Brinca no mundo da imaginação
Que nenhum outro mundo contradiz!
Brinca instintivamente
Como um bicho!
Fura os olhos do tempo,
E à volta do seu pasmo alvar
De cabra-cega tonta,
A saltar e a correr
Desafronta
O adulto que hás-de ser!"
Miguel Torga (1960) 

 

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